segunda-feira, 2 de maio de 2011

Deus

Tema pedido pela Carol Crittelli

Agente limita, pra especificar e abranger. Já limitamos, já especificamos, falta abranger.
Não sei se já escrevi isso, mas acredito que tudo está intimamente ligada à tudo, como assim?
Todas as áreas do conhecimento são uma só. Mas não fique triste, isso é assunto para outro dia, o fato é que antes de falar de Deus, sinto-me obrigado a comentar tal assunto.
Bom, temos aí tantas áreas acadêmicas que mal podemos contar com todos os dedos que temos, e tudo isso, para cada vez se especificar mais, e saber conduzir situações, ter um "certo" controle. Mas nada disso vai além de diversas possíveis interpretações do mundo, claro, cada um com seu foco, mas não passa de conhecimentos dos quais relacionam o mundo, e suas consequências, como a vida e por aí vai. Então as matérias, por exemplo, do ensino fundamental como geografia, história, química, matemática, física e afins, todas são a mesma coisa vista de formas diferente. Ou seja, tudo é um e um é tudo -acredito fielmente nisso.
Só que, além do conhecimento, eu vejo essa "lei" em tudo que pode ser aplicável, visto, sentido e conhecido.
Em um vaso, eu busco ver várias relações em diversas áreas do conhecimento em que eu sinto-me capaz de descrever, tendo então apenas a limitação do MEU conhecimento sobre os tópicos, mas dentro deste, busco a utilidade do conhecimento, e a utilidade da interpretação. Ou seja, busco sempre ver de várias formas, quando disposto de ânimo, rs.
Acredito que falar de Deus, e determinar uma formação, uma estruturo é difícil demais. Porque assim como tudo tem o direito de receber uma interpretação, ele também tem, e acho errôneo demais limitar isso -por isso não defendo igrejas, e sim crenças.
Com isso toda a ideia que teu tenho de Deus torna-se subjetiva demais, tendo milhares de visões, mas dentro dessas a minha crença é um pouco diferente, onde já passei muito, mas MUITO tempo pensando na lógica das religiões, onde em muitas percebi mandamentos que eliminam outros, onde vários se contradizem por pouco "luxo", então não busco uma religião pra mim, e não me importo de cada um ter a sua, pois cada um tem o direito de crer no que quiser, enfim, é só tomar cuidado com o que lhe é passado como crença.
Minha visão de mundo mudou muito depois da viagem que fiz, e que era com muito intuito ter essa mudança - um dos motivos do qual me orgulho e recomendo para todos uma viagem assim-, com isso, consigo dizer que Deus é uma coisa complexa e simples ao mesmo tempo, é o micro e o macro -é tudo, e ao mesmo tempo não é nada. Na minha cabeça isso está muito bem definido, mas escrever não é tão simples assim.
Primeiro, ele não interfere como muitos dizem. Valores morais não são valores divinos, assim como não existe o sacrifício, o sagrado, e outras formas de valor para divino. Tudo é divino, tudo não é divino, tudo é belo, tudo não é belo, tudo depende de como você olha, tudo é normal, e natural. É assim que eu vejo: Tudo que é normal e natural é Deus.
Deus é tudo, seja gestos, sejam pessoas, sejam pensamentos, seja natureza, seja universo.
Tudo o que você vê é Deus, assim como tudo o que você não vê, o que sente e o que não sente.
Mas não o vejo como um ser que julga, dita e faz leis e regras. Acho muito improvável isso, por vários motivos.
Mas eu tenho uma crença bem diversificada, baseada em várias outras, onde senti veracidade.
Resumindo, a minha visão de Deus é que o mundo e tudo o que existe é ele, e não uma representação dele, assim como quando tudo é um, o um se torna nada, podendo por muitos, dizer que ele não existe, seguindo a mesma lógica.
Mas acredito que existe pelo fato de que eu não sei definir o que é, apenas tenho a minha interpretação, não sei dizer como é, qual sua função, qual sua estrutura, quando veio, se veio, como sobrevive, se sobrevive, não posso afirmar nada, mas sei no que posso pensar, tendo então uma dúvida no lugar da definição de Deus, um espaço a ser preenchido. Essa foi a minha interpretação, mas não a julgo como única e correta.
Eu não sei o que ele é, ou o que pode ser, eu só achei algo que preenche essa ideia para mim, e prefiro estar na dúvida do que afirmar qualquer coisa sem ser da qual eu acredito.
(+ )
É desmotivante? É, porque ele não te ajuda né, OU te ajuda o tempo todo, mas - já entrando no assunto- temos que pensar que se ele faz isso comigo, ele faz isso com todo mundo, porque eu não sou melhor nem pior do que ninguém. E se ele ajuda todo mundo, eu posso considerar que ele não ajuda ninguém, porque o nosso pensamento só está no que pode ser sentido, induzido e controlado, e como ele não está nessa situação, não consigo afirmar. Mas também, ele pode estar fazendo os dois ao mesmo tempo, por que não?
Mas não acho desmotivante vendo desta forma, porquê tenho outras crenças que substituem essa lacuna, mas que então, entra em outro tópico e outro assunto, semelhante e diferente, ao mesmo tempo.
Até mais +++

Nenhum comentário:

Postar um comentário