terça-feira, 19 de abril de 2011

beleza



É um assunto interessante, pois está presente em todos nós. Antes de citar exemplos práticos e análises, é interessante ressaltar que nós nos espelhamos no outro, tendo assim a sociedade da qual nos segue é uma representação nossa, assim como o contrário. Um dos motivos de tanta preocupação.
A beleza depende muito o seu padrão, vai de acordo com status, sociedade, cultura, tendo aí visões gerais de estilos diversos, trazendo o campo da relatividade para este eixo.
A beleza em uma mesma cultura pode tanto seguir a tradição quanto suas atuais mudanças, tendo assim a variável do tempo, que também segue o complexo das mudanças morais, mesmo que estas mudam muito pouco. A beleza, assim como qualquer outro padrão social, ou individual segue uma representação da sociedade, tendo as variáveis, mais que ainda assim, não sai muito dessa área.
Em uma tribo africana por exemplo, eles provavelmente se vestem de forma diferente de uma tribo japonesa de um século anterior, assim como o contrário. Mas o fato é que sua vestimenta para sua época e região é comum, seja na África, seja no Japão. Mas o interessante é que para a cultura em questão, existe algum comparativo na beleza, tendo aí vários efeitos, onde o status pode ser altamente 'influenciativo', demonstração de poder, não importa, desde que seja algo que seja usado como método de comparação, tendo assim, a criação de um senso de beleza, na forma comparativa. Após isso, toda coisa a ser utilizada tem uma grande possibilidade de sofrer um julgamento de forma comparativa com a do senso de beleza da cultura em análise. Com isso criamos novas regras, possivelmente, facilitando a tendência do senso.
(porque é de esperar que quem cria as regras é quem está construindo este senso, o que normalmente, é de esperar alguém com um status suficientes para conseguir aderir. Sendo então o comparativo, mostrando que as pessoas se querem ser que nem ele, devem se vestir iguais, podendo então ter a mesma ascensão social, o mesmo status, o que é bem difícil, pois isso só alimenta o status do "ditador")



                                                         + Bem estar

O bem-estar pode ser um grande reflexivo da beleza, tendo no bem-estar o sentimento de satisfação com várias coisas, e a busca de estar belo pode ser a procura por satisfazer-se, e sentir-se bem. Mas o fato é que isso vem depois, e irei citar logo adiante.
O bem-estar é um reflexo de sua saúde mental e física, tendo toda uma complexidade trazendo satisfação. Sentir-se bem pode trazer o conceito de belo, assim como ser saudável, tendo esse, o provável padrão individual, ou seja, sem métodos comparativos o sentimento individual é suficiente para a satisfação da beleza e trazer o bem estar. Ou seja, a beleza, querendo ou não é um julgamento baseando-se no corpo alheio.
Pensando no indivíduo, a saúde é suficiente para sentir-se bem, assim como sentir-se satisfeito, então o padrão aqui é excluido indo para o micro, e vendo apenas a influência do qual este se relaciona. Se você sente-se bonito quando não tem nenhum método comparativo, então o que constrói o seu bem estar é a sua saúde, e com isso, indo para o plano coletivo, quando todos sentir-se bem, pela saúde, todos se sentem bonito. Trazendo aí, um padrão de beleza, um senso de beleza, onde se você não estiver dessa forma, você será feio, estará feio, assim como se você estiver feio, é porquê não está saudável.
Ou seja, será sempre comparado com um senso de beleza, tendo aí o bem estar. Mas o bem estar é o causador da beleza, tendo essa mudança de valores causadas possivelmente com a repressão social, e com isso o aproveitamento do mercado capitalista, do qual influencia esses fatores.
Tem muitos fatores causadores do senso de beleza, como a cultura, o ambiente, a época, a ideia da tradição local, os valores morais, e qualquer coisa que possa representar uma sociedade.
Assim podemos pensar, também, que o senso de beleza é a representação de uma sociedade em todos os seus valores, dos quais influênciaram esta ideia.
Enfim, o sentimento do belo é o comparativo do indivíduo com o senso de beleza social, tendo base em qualquer representação que sustente a satisfação pessoal. Sendo então, totalmente relativa. Quanto mais influenciada socialmente, mais fácil sua sensibilidade quanto à beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário