quinta-feira, 28 de abril de 2011

Introdução à análise: alienação pelo método de libertação


liberdade e libertação.
Já citei tópicos de liberdade aqui, o que é interessante para sentir-se livre, assim como o que é inviável pra tal situação. Agora vou buscar falar deste método. Existe muitos problemas sendo causados aqui, trocas de valores, alteração de moral tornando-se um capaz prejudicial à ética. O interessante é que mesmo sendo muito comum, por simples enganos, é também muito comum, por fazerem questão de que seja comum, e não mais por engano, assim como é interessante falar que é um caminho merecedor de cuidados, por tais motivos, agora, já citados.
Todos buscam uma certa liberdade, onde sua personalidade busca métodos para extravasar uma pressão, como uma habilidade artística, ou uma busca por conhecimento, assim como exercícios físicos, tendo eles o mesmo foco. A partir do momento em que a falta de liberdade se torna um incomodo agente busca nos libertar por outros meios, tendo cada um, o seu específico, sendo assim, um método de libertação, uma busca para o sentimento de alívio, para tirar o desconforto. Até aqui, sem problemas.
O tópico que vou buscar aqui é a alienação, sendo tão usual quanto a sua busca por libertação -o seu método de libertação, tendo então aí a troca de valores da qual eu disse. É incrível a função do sistema nesta situação cotidiana, pois ela é feita com tanto êxito, por meio da abstração, que nós não sentimos essa pressão, e então a necessidade de libertação.
Existe vários eixos e várias bases compondo esse sistema, do qual o entretenimento ocupa uma parte bem grande de tudo isso, e traz a cegueira consigo.
Muitos na tentativa da busca pelo conhecimento encontram a brecha no complexo, ou mesmo é levado, pelos que conhecem o caminho, mas tudo é uma questão de início, tendo o restante como parte do progresso pessoal. A pessoa é apresentada, e então ela escolhe seguir, ou continuar seguindo ideologias, uma diferença do novo e do atual -o velho. O Estado colocou aulas de filosofia nas escolas, mas num tempo onde a alienação é tão absurda, que isso ainda assim, é um meio de alienar mais ainda, fortalecer as raízes de uma forma, ou de outra.
Como assim?
A educação está tão precária por falta de investimentos e moral, que a aula assistida é feita de tal forma com que apenas quem já tem a disciplina saiba tirar o proveito máximo deste conhecimento. Claro que é um início, um setor que irá proporcionar novas visões, mas ainda assim, estão fazendo de uma maneira indiferente com o que devia ser.
Ai está uma porta onde se encontra o método de libertação para todos os que estão no inicio do centro acadêmico, mas feito de tal forma que as pessoas ainda alienadas, julgam o método ineficiente, assim como se alienam a tal método, saindo de um para o outro, mas que no fim, estão na mesma posição.

Mas não se preocupem, a alienação pelo método também é uma visão da qual ainda abre oportunidades, mas ainda assim é totalmente diferente e inviável perto do que deveria ser feito.
Todos nós estamos sujeitos a alienação assim como à alienação ao seu método, assim como eu e você leitor, mas como sempre, é inviável viver nessa função, e que com isso, sozinho conseguirá progresso efetivo.
Um filme que fala disso é o famoso 'clube da luta', onde os caras se alienam ao método de libertação, diante do símbolo que é o Brad. Enfim, temos que ter cuidado quando temos a consciência de quão alienado somos e vamos a procura de uma "cura" para isso, buscando então conhecimento para isso, e o perigo ainda maior, é se alienar ao conhecimento do qual procura para a libertação intelectual, tendo aí, a alienação pelo método.

Nenhum comentário:

Postar um comentário